ENERGIA SOLAR E ARQUITETURA

Não é segredo que os painéis solares vem se tornando populares ao redor do mundo, e isso mudou a forma como a energia é consumida. Na tentativa de afastar-se dos impactos prejudiciais ao meio ambiente, e se protegerem contra a inflação energética, os proprietários estão procurando cada vez mais projetos arquitetônicos com abordagens renováveis para energia, tornando-se um desafio aos arquitetos.

Estes são encarregados de criar estruturas que sejam práticas, eficientes e agradáveis aos olhos. Quando se trata de sistemas fotovoltaicos, os arquitetos tem a responsabilidade de usarem suas habilidades experientes para calcular a exposição máxima dos painéis ao Sol, de modo a distribuir o calor confortavelmente, e incorporar o sistema solar sem sacrificar a estética, tão importante para qualquer projeto.

Com as novas legislações que possibilitam a conexão destes sistemas à rede das concessionárias, os arquitetos começaram a pensar de forma diferente sobre os painéis, antes vistos como volumosos, brilhantes e pouco atraentes para a maioria dos proprietários, e passaram a encontrar formas novas e criativas na elaboração dos projetos arquitetônicos, participando assim do futuro do design moderno. Em termos simples, os arquitetos estão dando aos sistemas fotovoltaicos a chance de se tornarem parte da cultura da construção civil, onde algumas das estruturas mais espetaculares do mundo incorporam a tecnologia.

No Brasil, as tecnologias fotovoltaicas passaram a ser projetadas, de forma modestas, nas construções até recentemente, com a aprovação da resolução normativa em 2012, que regula e permite sistemas on-grid. Já nos outros países, a arquitetura se encontra em um nível mais familiarizado com a tecnologia, maximizando o uso de painéis fotovoltaicos nas fachadas e telhados das construções, disponíveis como superfícies planas ou flexíveis. Em alguns casos, são integrados como “envelope” do edifício devido às características dos painéis (tamanho, flexibilidade, forma e aparência). Veja abaixo algumas edificações que chamam a atenção:

1 – Agência de Energia de Barcelona, Barcelona, Espanha

Fonte: Site Trama TecnoAmbiental (http://www.tta.com.es/en/photovoltaic-plants-connected-to-the-grid)

2 - Academia Mont-Cenis, Herne Sodingen, Alemanha

Fonte: SBP – Schlaich Bergemann Partner (https://www.sbp.de/en/project/training-academy-mont-cenis-herne/)

3 – Estádio de Futebol Mineirão, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Fonte: Site Oficial do Estádio do Mineirão (http://estadiomineirao.com.br/o-mineirao/sustentabilidade/)

4 – Prédio da Federação das Indústrias da Coréia, Seul, Coréia do Sul

Fonte: Site do escritório de arquitetura Adrian Smith e Gordon Gill (http://smithgill.com/work/fki/)

5 – Instituto J. Craig Venter, Rockville, Estados Unidos

Fonte: Site Oficial Instituto J. Craig Venter ( http://www.jcvi.org/cms/home/)

A principal característica desses elementos fotovoltaicos é que eles podem ser usados em conjunto com materiais comuns em arquitetura, como vidro ou metal, tanto como superfícies opacas quanto semitransparentes. Os fabricantes da tecnologia fotovoltaica estão procurando criar soluções inovadoras que contribuem cada vez mais com o setor de construção civil, produtos interessantes prontos para serem usados por arquitetos. Portanto, é extremamente importante que os arquitetos tenham em mãos informações básicas sobre os requisitos de projeto para que a edificação receba a tecnologia. Segue abaixo alguns requisitos para sistemas que serão integrados no telhado da edificação, o caso mais comum:

• Projetar a maioria das águas do telhado da edificação com orientação ao Norte verdadeiro, evitando sombreamentos, como caixa d’água ou demais objetos, na região;

• Prever passarelas ao redor do telhado de forma a facilitar nas limpezas mensais e revisões anuais do sistema;

• Prever um local ventilado, protegido, e “escondido” para a instalação do inversor, equipamento que faz a conversão da corrente contínua que sai dos painéis para corrente alternada da unidade consumidora.

Desse modo, as casas e propriedades com energia solar permitem que os arquitetos façam sua marca na sociedade para construir um futuro mais verde - sem comprometer a aparência ou a qualidade da construção. Com os avanços e inovações que aparecem a cada dia, os arquitetos de hoje têm o apoio, a motivação e a inspiração para criar os paraísos ecológicos de seus sonhos.

Referências Bibliográficas

ENOVA SOLAR, Energia solar em edifícios: um breve guia para arquitetos. Disponível em < http://tarumaprojetos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Guia-para-arquit... > Acesso em 14 de março de 2018

SOUZA, E.M., CASTRO K.G., DIDIO, R., RAUBER P., Arquitetura Futurística e Energia Sustentável; Disponível em: <http://www.unigran.br/ciencias_exatas/conteudo/ed3/artigos/01.pdf>  Acesso em 14 de março de 2018

SOLAR HEATING AND COOLING PROGRAMME, Solar  Energy Systems In Architecture Integration Criteria And Guidelines. Disponível em <http://task41.iea-shc.org/data/sites/1/publications/T41DA2-Solar-Energy-... Acesso em 14 de março de 2018