Arquitetura pós-pandemia

A arquitetura vem traçando novos caminhos para o futuro de seus projetos

A pandemia do coronavírus começa a traçar um novo cenário na arquitetura e projeções começam a definir o novo caminho para futuros projetos nos próximos anos.

O papel da arquitetura sempre foi fundamental na construção e planejamento de casas, prédios e cidades. Agora, com essa realidade que o mundo passou a viver desde o início da pandemia do COVID-19, a arquitetura vem ganhando um novo papel nesse momento.

Cidades crescem e se desenvolvem a partir de soluções criadas e projetadas para proporcionar usabilidade dos espaços, principalmente, os compartilhados.

Mas, agora, a realidade da maioria das pessoas, que antes viam seus lares com um local de descanso e convivência com suas famílias passou a ser também um local de trabalho. O Departamento de MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, realizou um estudo onde prevê que haverá um crescimento de 30% do modelo de trabalho em Home Office no Brasil após a pandemia.

Diante dessa nova realidade, arquitetos, designers de interiores, engenheiros e decoradores, vão passar a incorporar em seus projetos, espaços dedicados ao trabalho remoto nas residências com mais ênfase que antigamente.

A praticidade e a valorização de mobiliários mais minimalistas e multifuncionais estão ganhando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos. Áreas de convivência, espaços pensados para trabalho e lazer estão chamando a atenção no mercado imobiliário. E cabe aos arquitetos e demais profissionais concretizar essas necessidades com a maior eficiência possível.

Outra questão que também vem sendo amplamente incorporada aos projetos é a preocupação com ventilação, isolação térmica e acústica e a iluminação. Este último tem levado profissionais da construção a adotar tecnologia de eficiência energética para otimizar todos os recursos que são incorporados às construções contemporâneas.

Para o Gerente Comercial da Solar Fonte Energia Fotovoltaica Mário César, essa é uma tendência que vem crescendo a cada dia. “Com mais pessoas dentro de casa, convivendo e agora trabalhando também, há uma forte tendência no aumento do consumo de energia. Mais luzes ligadas, equipamentos como ar condicionado e computadores funcionando por mais tempo, isso sem falar em todos os outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos do imóvel que acarretam um aumento expressivo na conta de luz”.

De acordo com Mário, muitas famílias estão pedindo para seus arquitetos incluírem sistemas de aquecimento e geração de energia solar em seus projetos, tanto de construção quanto de reformas. “Sistemas de aquecimento e energia fotovoltaica já são uma realidade muito comum nas construções tanto residenciais quanto comerciais e vem crescendo a cada dia. E aqui, na Solar Fonte, muitos profissionais nos procuram para dimensionar sistemas para seus projetos para atender a demanda energética de seus clientes”.

Dentro da chamada de arquitetura sustentável, a integração de sistemas de geração de energia e aquecimento solar é uma das formas de agregar valor à construção trazendo economia para os proprietários e inserindo grandes diferenciais nos portfólios de arquitetos que realizam projetos se preocupando não só com o design e a praticidade dos ambientes, mas também na forma como esses espaços serão utilizados e o quanto vai custar para esse cliente manter tudo funcionando do ponto de vista do consumo energético.

A Solar Fonte, baseando-se nesse novo perfil de construções, disponibiliza uma equipe de engenharia especializada em dimensionar com eficiência a demanda energética de cada cliente formulando sistemas que atendam as necessidades de cada projeto em geração de energia e aquecimento solar.

Se você, arquiteto, quiser agregar ainda mais valor aos seus projetos, ter um diferencial competitivo no mercado e ainda proporcionar conforto, eficiência e econômica para seus clientes, entre em contato com o nosso time de especialistas e peça um orçamento.

Nós estamos prontos para te dar todo o respaldo necessário para você e seus clientes.

#energiafotovoltaica #energiasolar #sustentabilidade #arquitetura #covid-19 #futuro #pandemia